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sexta-feira, 7 de março de 2014

final fantasy XIII lightning returns



Eai galera aqui quem fala é o Koringa Gamer e estou aqui para falar a vocês sobre um jogo epicamente épico chamando final fantasy XIII lightning returns.
o jogo esta disponível apenas para PS3 e Xbox 360

Final Fantasy XIII foi um marco na história da série de RPG da Square Enix, para o bem ou para o mal. Mudanças radicais na estrutura do jogo, nos sistemas e, principalmente, na história, dividiram os fãs entre amantes fervorosos e fãs de longa data magoados. Essa rixa afastou muita gente e, com isso, fez as vendas caírem cada vez mais. O estúdio japonês insistiu, mas a insistência parece não ter valido a pena.

Lightning Returns é o terceiro e último epsódio da saga que começou com o FF XIII original, em 2009 (no Japão). Depois dos eventos do último DLC de XIII-2, a heroína de cabelo rosa desperta para descobrir que o mundo tem 13 dias antes de acabar. As pessoas pararam de envelhecer, ninguém mais nasce e monstros surgem sem parar. 
Nesse cenário caótico, a divindade Bhunivelze decide "resetar" o mundo e dá a Lightning a missão de salvar o máximo de almas que conseguir antes do limite de tempo, para que elas possam reencarnar em uma nova terra. A moeda de troca é a vida de Serah, a irmã de Lightning que acabou perdendo a vida no fim do episódio anterior.
A história da série XIII sempre foi exageradamente confusa e mal explicada, com boa parte da exposição confinada em textos enterrados embaixo de menus. Mas, fora isso, ela nunca precisou de uma continuação, e isso fica claro na trajetória da série. XIII-2 tinha pouco a ver diretamente com o original; e Lightning Returns passa 40 horas vangloriado as qualidade divinas de uma heroína sem qualidades ou personalidade. 
Nesse aspecto, o jogo só vale para quem é muito fã especificamente dessa saga e desses personagens.
Na base, Lightning Returns se aproxima bastante de um RPG japonês tradicional, no que parece outra tentativa honesta de melhorar o que já foi esquisito nos games anteriores. Você anda por cidades, conversa com pessoas e encontra Side quests, como em costuma acontecer em jogos do gênero. Mas há um grande diferencial: o tempo.
As horas restantes do mundo passam sem parar, esteja você parado, andando, conversando ou lutando. O mundo começa com apenas 6 dias faltando, e é salvando as almas das pessoas - resolvendo seus problemas através das missões paralelas - que você consegue estender esse período até 13.
Isso cria uma mecânica interessante em que certos eventos só acontecem em determinadas faixas de tempo, além das mudanças no cenário e nos monstros. E isso seria incrível, se realmente houvesse coisas interessantes para se fazer no jogo.
Porque os cenários são grandes, mas vazios em grande parte - você vai passar uma boa parte do seu tempo simplesmente andando do ponto A ou ponto B, em viagens longas e entediantes.  E as Side Quests são muitas, mas em grande parte se resumem a andar pelo cenário caçando itens, andar pelo cenário atrás de pessoas, ou matar muitos montros para reunir itens e entregar a alguém.
Essa útima parte também poderia ser algo prazerosa, porque o sistema de batalha de Lightning Returns é um dos mais interessantes já criados. Ele é baseado em dois elementos: as Garbs, "roupas" que dão poderes especiais à heroína, e as habilidades, inseridas uma em cada botão do controle.
Os confrontos são todos em tempo real e você pode ter três Garbs equipadas ao mesmo tempo - digamos, uma focada em magia, outra em ataque físico e uma terceira, equilibrada. O segredo dos combates é saber qual delas usar e também quando ativar cada habilidade, porque o timing aqui é essencial. Uma sequência ininterrupta de magias pode quebrar a defesa do inimigo; uma espadada na hora certa pode levantá-lo no ar, totalmente vulnerável, e defender no segundo exato garante um bloqueio perfeito, sem dano "espirrando".
Mas, do jeito que os inimigos foram balanceados, as batalhas acabam ficando ou fáceis demais, ao ponto que nem exigem a atenção do jogador, ou difíceis demais, em confrontos crueis totalmente fora da curva, no meio de um calabouço que vinha sendo um passeio até então.
Ao fim de mais de 40 horas de jogo, Lightning Returns parece um amontoado de ideias interessantes que não foram aplicadas com o cuidado devido, sem ritmo e sem uma trama instigante para acompanhar. É um ponto baixo de uma série que já foi a rainha do seu gênero, e que hoje não passa de uma triste lembrança.

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